Event Name II Curso de Análise de Minerais / Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX
Start Date 19th Aug 2013
End Date 23rd Aug 2013
Duration 5 days
Description

Instrutores: Profs. José Marcos Sasaki-UFC, José de Araújo Nogueira Neto-UFC e Fábio Furlan Ferreira-UFABC (convidado)
Monitores: Edipo Silva de Oliveira e Yuri Magalhães do Carmo
Coordenador: Christiano Magini

Informações Gerais:
A difração e fluorescência de raios-X são técnicas indispensáveis na determinação das fases cristalinas e quantificação de elementos químicos, respectivamente. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além da introdução teórica, será enfatizado o uso dos equipamentos (DRX e FRX) pelos participantes e a utilização do programa de identificação de fases cristalinas HighScore da Panalytical. Teremos aulas de análises petrográficas e petrológicas. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação, geólogos e técnicos.

Instrutores:
J.M. Sasaki (Doutor) É professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios-X usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório Multi-Usuários em Nanotecnologia/CNPq.
J.A. Nogueira Neto (Doutor) Professor Associado do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Ce) desde 1981 Atualmente trabalha com caracterização tecnológica de rochas e minerais de aplicação industrial.
F.F. Ferreira (Doutor) é professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-Nano) da UFABC. Atualmente trabalha na caracterização de polimorfos de fármacos e na determinação estrutural com o uso da difração de raios X por policristais.
Local:
- As aulas teóricas e de tutoriais serão ministradas na sala de Geologia Geral (bloco 913) do Departamento de Geologia e as aulas práticas no Laboratório de Raios-X (X-Pert MPD – Panalytical e ZSX Mini II – Rigaku) e petrográfico do DGEO UFC.
- Endereço:
Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Raios-X – LRX
Departamento de Física
Campus do Pici
CEP 60455-970, Fortaleza – CE
Fone: (85)3366-9917/3366-9013

Público Alvo:
Estudantes de Mestrado, Doutorado, Iniciação Científica, Geólogos, Engenheiros de Minas, Engenheiros de Materiais e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises de minerais/minérios.

Carga horária:
8 horas de aulas teóricas e 32 horas de tutoriais
Total: 40 horas

Inscrição:
- Preenchendo o formulário de pré-inscrição que se encontra na homepage http://www.astef.ufc.br

- Serão oferecidas somente 40 vagas
- As 10 primeiras inscrições de professores, funcionários e alunos (somente mestrado e doutorado) da UFC terão isenção da taxa de inscrição, e deverão trazer dois quilos de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para a Lar Amigos de Jesus (R Ildefonso Albano, 3052 – Joaquim Távora – Fortaleza – CE, CEP 60115-001- Tel. (85)3226-3447;3067-6565)
- É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.

Informações:
Laboratório de Raios-X – LRX
http://www.raiosx.ufc.br/site
ASTEF
http://www.astef.ufc.br
Tel: (85) 3458-7068/9622-0303 (Alessandra ou Dalva)
Fortaleza-Ceará

Nota: O curso será cancelado e devolvida a taxa de inscrição no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 20 (vinte).

Conteúdo geral do curso:
Teórico
Estrutura e simetria cristalina;
Elementos/operações de simetria;
Sistemas cristalinos;
Introdução à difração (DRX) e fluorescência de raios-X (FRX);
Introdução ao programa HighScore da Panalytical.
Experimental
Métodos de preparação de amostras para DRX e FRX;
Medidas de DRX e FRX;
Identificação de fases cristalinas.
Petrografia e petrologia

Programação do Curso:
19/8/2013 – Segunda-Feira
8:00 – Abertura
8:30 – 12:00
Aula Teórica: Definição de cristais/minerais, estrutura cristalina e simetria. Elementos de simetria: eixos, planos, centro de simetria. Operações de simetria: rotação, reflexão, inversão e roto-inversão. Parâmetros lineares e angulares, formas cristalinas e sistemas cristalinos.
14:00 – 18:00
Aula Teórica: Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico.
Dispersão anômala, difração de raios-x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

20/8/2013 – Terça-Feira
8:00 – 12:00
Apresentação do difratômetro e espectrômetro de fluorescência de raios-X instalados no Laboratório de Raios-X/Panalytical. Identificação de fases cristalinas, apresentação e instalação, pelos participantes, do programa HighScore da Panalytical e utilização das Bases de Dados PDF2.
14:00 – 18:00
Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do programa HighScore. Petrografia.

21/8/2013 – Quarta-Feira
8:00 – 12:00
Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do programa HighScore.
14:00 – 18:00
Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do programa HighScore.

22/8/2013 – Quinta-Feira
8:00 – 12:00
Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do programa HighScore.
14:00 – 18:00
Aula experimental: medidas de fluorescência e padrões de difração pelos participantes e aplicação do programa HighScore.

23/8/2013 – Sexta-Feira
8:00 – 12:00
Dr. Fábio Furlan Ferreira-UFABC.
Resolução de estrutura em amostras policristalinas
14:00 – 17:00
Dr. Fábio Furlan Ferreira-UFABC.
Resolução de estrutura em amostras policristalinas
18:00 – Confraternização

Material Didático:
Cada participante receberá no início do curso os programas que serão utilizados.

 


Location Fortaleza
Brazil
Contact Jose Marcos Sasaki
sasaki@fisica.ufc.br
URL http://www.raiosx.ufc.br/site/?p=1223
Category schools and workshops